segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Vista de Estudo ao CAE

Bem, esta visita já deveria ter sido feita a semana passada, no entanto, devido a alguns imprevistos não foi possível ser realizada. Mas, hoje dia 16 de Fevereiro, saímos da escola às 8.45 e fomos a pé até ao CAE.
A visita começou era 9.15 e foi-nos apresentado a nossa guia, Bárbara Dias. Começou por nos explicar como e quando é que o espaço tinha surgido, e como é que esta iniciativa apareceu.
Em primeiro lugar, a visita começou pela Sala Zé Penicheiro onde vimos uma exposição de quadros de variados pintores. A principal ideia, que estava exposta na parte de fora da sala, era fazer um roteiro de galerias e pontos culturais de várias cidades do mundo. De seguida, passámos à exposição da Sala Afonso Cruz, chamada Projecto Fluxos. esta consiste num conjunto de fotografias que mostram o espaço exterior e interior de um hotel. A meio da sala, encontravam-se três fotografias, que pelo seu aspecto diferente, fizeram com que a Bárbara nos perguntasse o que elas suscitavam em nós. Surgiram palavras como cultura e viagens.
Vimos também a Loja de Música, Play Center, e Take-1 Caffé ambos espaços relativamente recentes e remodelados.
Dirigimos-nos, depois, à zona dos auditórios, onde vimos o Pequeno Auditório, próprio para sessões de cinema e alguns espectáculos. No Grande Auditório, foi-nos explicado como é que funcionava a acústica e como tinha sido planeada a sala. Subimos ao palco, e por detrás dele, vimos a sala onde os artistas podem ensaiar antes da estreia.
Passámos, a seguir, para salas onde o Serviço Educativo se realiza. Este consiste num programa de vários workshops e cursos, direccionada para várias idades.
Por fim, vimos a parte exterior do edifício, onde nos foi mostrada a parte dos jardins.
O final da visita deu-se com a visita guiada à exposição do artista Mário Silva, onde o próprio nos explicou cada quadro, acabando por nos contar algumas das suas histórias e aventuras.
Penso que saímos de lá com a sensação de missão cumprida, e que correu tão bem ou melhor do que aquilo que esperávamos. Conseguimos, também, as Agendas Culturais autografadas pelo artista.
A próxima visita que está planeada será ao Museu Municipal, porém, ainda não temos nada definido, portanto os planos poderão mudar ao longo do ano.
Já agora, peço desculpa pela falta que isto tem tido, mas como sabem a nossa vida estudantil tem sido bastante ocupada.
ana F.

Sem comentários: